quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Maquiagem antes de Cristo

É isso mesmo que você está pensando...já existia maquiagem antes de Cristo. Assim seguiu na antiguidade, Idade Média, até os dias atuais.

Nefertiti
Do carvão à ciência.

4000 A.C.
Inanna
Giz negro - Os povos da antiga Mesopotâmia (atual Iraque) usavam kohl para unir as sobrancelhas, o sulfito de antimônio (pó escuro e tóxico) como sombra, o açafrão para colorir unhas e terra vermelha com frutas silvestres maceradas como blush. Os olhos são marcados como os de Inanna, deusa da fertilidade do povo Sumério.
3150 A.C.
Busto esverdeado - Cremes a base de giz e óleo de oliva davam um tom alvo à pele, acentuado pela pintura das veias do peito e têmporas e pescoço com índigo (corante azul). Homens e mulheres aumentavam os olhos com kohl, como os da rainha Nefertiti. Havia o ocre, para lábios e maças do rosto, e carbonato de cobre, que dava um tom verde às pálpebras.
776 A.C.
Safo de Lesbos
Bhush escorregadio - Na Antiguidade clássica, a maquiagem feita de óleos naturais, sem ficadores como os de hoje, brigava com o calor do verão mediterrâneo. Um texto creditado ao romano Ovídio ressalta os exageros: "Como não sentir repugnância diante da pintura espessa se dissolvendo e escorrenso até seus seios?"O objetivo era ter uma pele tão clara quanto a da poetisa Safo de Lesbos.
476
Face alva- As mulheres da nobreza usavam máscaras de farinha de trigo, méo, óleo e sanguessugas para clarear a pele - já os homens de Roma se cobriam com pós brancos à base de farinha ou cal. Bochechas e lábios eram rosados. A maquiagem colorida, ligada à noção de pecado, não era bem vista no Ocidente.
Catarina de Médici
1533
Sobrancelhas redesenhadas - A rainha Catarina de Médici foi a responsável por popularizar a maquiagem na França do Renascimento. Mulheres raspavam as sobrancelhas para redesenhá-las.
1774

Maria Antonieta

Maquiagem animal - O maquiador particular de Maria Antonieta cria nove tonalidades de ruge exclusivas para a rainha. A cochonilha (um corante de cor carmim), retirada de um onseto de mesmo nome, se tornou a base principal para o ruge.

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